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O “pequeno gestor” pode se colocar em grandes dificuldades quando não der atenção ao planejamento estratégico da empresa e ao passo disto não criar métricas para acompanhar e apurar a evolução e andamento da sua empresa. Por isso, nós já mostramos aqui no blog a importância do estoque, precificar corretamente os seus produtos e também de canais para ampliar a sua capacidade de venda; no entanto nada disso terá valia se sua gestão não for eficaz e eficiente.
Sendo assim, sabendo desta importância, serão apresentadas aqui algumas considerações sobre o processo de gestão da empresa e como utilizar isso no seu dia-a-dia para que seja feita as análises de mercado.
Essa é uma ferramenta utilizada no mundo do marketing, mas sua versatilidade e “simplicidade” o tornam aplicável para todas as etapas do negócio: a análise SWOT. A sigla junta algumas percepções como suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças perante o mercado.
Onde pode-se estabelecer as seguintes considerações sobre cada uma delas:
Com base nisso é possível aplicar um processo de melhoria contínua em sua empresa e passará a ser algo natural rever todos os outros itens da análise SWOT.
A gestão de pequenas empresas traz desafios próprios de negócios que lutam diariamente por sobreviver e crescer. Esses desafios, porém, não podem impedir a empresa de estruturar uma gestão que favoreçam os negócios.
Para que a sua empresa possa se destacar na gestão vale também considerar o seguinte:
É preciso compreender uma realidade: toda empresa pode ter sua gestão aprimorada. E isso se deve a 2 motivos principais.
Por esse motivo é fundamental entender que toda empresa pode (e deve) investir continuamente em sua gestão.
Vale ainda lembrar que, além das próprias práticas de gestão que estão em contínua evolução, também a tecnologia caminha nessa direção. E por isso há o surgimento de ferramentas e soluções que permitem gerenciar de forma mais produtiva e assertiva.
Para melhor ilustrar o que significa investir na gestão de pequenas empresas, temos o seguinte:
Conforme uma empresa aprimora sua maneira de gerenciar e criar meios de capacitação contínua de seus colaboradores os resultados aparecem e o investimento logo identificado. Contudo é preciso fazer uma ressalva aqui: uma boa gestão não apenas melhora o dia-a-dia do negócio, mas impacta diretamente e positivamente no resultado financeiro da empresa; pois não se cresce e melhora neste pilar, mas também nos seus serviços, atendimento e qualidade de produtos.
Outro fator fundamental que justifica o investimento na gestão de pequenas empresas é o quanto uma gestão bem estruturada e executada auxilia a manter uma empresa saudável mesmo em tempos de crise.
O primeiro passo para garantir uma boa gestão da pequena empresa é olhar ela de fora e de forma fria e analítica poder responder e entender em qual situação ela se encontra atualmente. Nesta abordagem podemos dizer que é esclarecer:
Uma empresa que possui toda uma estrutura gerencial de qualidade, mas não sabe como proceder para crescer nos próximos anos, corre sérios riscos de sobrevivência, além de “perder sua identidade” e deixar de atender corretamente os seus clientes e parceiros. Logo, pode-se dizer que é um conjunto de fatores que garante a uma empresa que essa seja bem gerenciada. A administração interna (processos, pessoas, financeiros), mas também a gestão e a estratégia de crescimento no mercado.
A seguir seguem algumas dicas de como fazer uma boa gestão empresarial em uma pequena e/ou microempresa onde essa visa o foco em alavancar os resultados:
Fazer uma modelagem da gestão: pense de forma simplificada em um primeiro momento e atente-se em observar estes sete passos:
São “simples”, mas que podem trazer uma mudança muito grande no modo como você sua empresa e principalmente a forma como essa estará inserida no mercado.
Manter a equipe “acesa”, motivada: envolva a equipe e envolva-se com ela, pois a premissa básica aqui é que não se pode fazer tudo sozinho. “Onde todos remam na mesma direção há resultado. ”
Elaborar planos de ação: Quando se faz a modelagem da gestão, de certa forma, está se fazendo a elaboração do primeiro plano de ação, entretanto é preciso neste ponto definir de forma factível e realizável quais são as reais ações a serem postas em prática primeiramente, seus responsáveis e os respectivos prazos pra que isso ocorra.
Utilizar um software de gestão tipo Enterprise Resource Planning (ERP): O uso do ERP reduz os custos, automatiza processos e facilita a assertividade das decisões, tudo isso em tempo real e já integrando os múltiplos setores da empresa.
Resolver os problemas: Assim como na vida, na vida empresarial, problemas surgem! E um negócio tende a “afundar”, quando os problemas se acumulam ou não são tratados com a devida urgência que cabe em cada situação. Você deve resolver todos os problemas que surgirem, um a um.
Evidentemente que cada empresário sabe o que é melhor para sua empresa, mas nós da GVM estamos aqui para ajudar com ferramentas que tragam dinamismo, informações, métodos de controle e gestão para ela.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos e em como podemos ajudar a gerir o seu negócio.
Fontes
Administradores, IntelliPlan, Guia Empreendedor
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