Planejamento estratégico, hora de pensar nele

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O ano de 2018 já está acabando e com isso novas oportunidades s apresentam. Por essa razão temos uma pergunta a fazer: Você já pensou na estratégia da sua empresa para o próximo ano?

  

Antever ou traçar metas e objetivos para o próximo ano ou próximos anos coloca sua marca e empresa a frente das demais, pois te permite saber exatamente o que deve ser feito para alcançar o que foi pensado.

Com isso tarefas como planejar o dia, planejar a semana, planejar o mês, planejar o ano, podem parecer abstratas, mas são importantes para que possa ter meios de análise sobre as ações feitas e o momento em que a empresa está.

A seguir iremos apresentar algumas ferramentas que ajudarão você neste processo.

Todas elas têm um objetivo em comum: focar a energia e a atenção para que a ação leve na direção que desejada e não na direção a que as distrações nos conduzem. Logo, emplacar de vez o Planejamento Estratégico na empresa.

É muito importante lembrar que atingir metas é só o final de um processo! Para alcançar elas é preciso definir como medi-las, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados, e finalmente chegar lá.

 

Missão, Visão e Valores

 

O trio Missão–Visão–Valores é um dos principais, mais poderoso e mais “simples” dos recursos que serão abordados. Por meio deles é possível que que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e motivar eles para que se sintam orgulhosos de seu trabalho. Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa.

A aplicação deste e indica a àquelas organizações que queiram definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.

Têm como utilidade permitir que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro (almejado ou não) da empresa.

 

Análise 360° de oportunidades de negócio

 

Ideias! Sim ideias! O empreendedor, a pessoa criativa, sempre as têm presente em sua cabeça e em muitas vezes essa torrente impede de achar meios, respostas ou mesmo aplicabilidade delas para transformá-las em negócios lucrativos. A Análise 360° pode ajudá-lo a verificar se sua ideia é viável ou não.

Para a aplicação dela é preciso que sejam analisados todos os aspectos da sua ideia, a aplicação em seu negócio, qual a proposta de valor a ser gerada, como o seu cliente e/ou potencial consumidor receberá essa proposta, além é claro, do tamanho de mercado, se ele é adequado para o momento e se essa ideia possui potencial de lucratividade e rentabilidade.

Recomenda-se o empego desta técnica àqueles que queiram avaliar, dentre um pacote de ideias, qual delas representa a melhor oportunidade de negócio.

 

Análise SWOT

 

Para este momento de avaliação da empresa é preciso que seja elaborado um diagnóstico de sua empresa, por meio da Matriz SWOT ou FOFA, você têm meio de se aprofundar o conhecimento a respeito da sua própria empresa e ter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido.

Pode ser usada para empresas de qualquer tamanho, pois proporciona uma análise dos pontos fortes (strenghts ou forças) e fracos (weaknesses ou fraquezas), e as oportunidades (opportunities ou oportunidades) e ameaças (threats ou ameaças) de um negócio. Com base as informações levantas nesta análise é possível organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

 

As 5 Forças de Porter

 

Já perguntamos se você conhece o seu cliente. É muito importante conhece-lo, mas para usar o método das cinco forças de Porter é necessário responder também: você conhece bem os concorrentes do seu negócio? Sabe exatamente o que faz melhor do que eles e em que pontos eles se destacam?

Por meio dela é feita uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes e como dificultar a entrada de novos no seu mercado. A estes é dado, na metodologia, o nome de players.

Recomenda-se o uso desta técnica para aqueles que queiram analisar o ambiente competitivo em que a organização está inserida e para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.

Uma característica importante a se observar é que por meio deste estudo é possível conhecer o seu concorrente de forma “íntima” e encontrar meios de tirar proveito.

 

Matriz BCG

 

Nós já falamos no blog sobre precificação e produtos, quais oferecer e qual é o interesse dos seus clientes, basicamente essa é a base deste método; onde visa identificar quais dos seus produtos ou serviços oferecidos são os mais rentáveis. Serve, também, para que o empreendedor possa fazer uma análise periódica de seu portfólio de produtos ou serviços existentes e avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção.

Por meio deste tipo de análise o ciclo de vida de um produto passa a ser melhor conhecido e com isso desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos, ou até mesmo embasar uma estratégia de vendas.

 

Note que todos os métodos e estratégias apresentadas aqui já fazem parte do dia-a-dia de uma empresa, mas muitas das vezes não é conhecido por estes nomes.

Muitos destes resultados só podem ser conhecidos claramente por meio de ferramentas informatizadas que armazenam informações e apresentam relatórios para que auxiliem durante a leitura e elaboração da estratégia da empresa.

A GVM quer ajudar você a fazer isso!

Entre em contato conosco e saiba mais!

 

 

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