A Matriz de análises: SWOT
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Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, SWOT, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, uma ferramenta simples, mas poderosa para a análise de negócios e oportunidades.
Na postagem feita sobre o momento de iniciar o planejamento estratégico da empresa abordamos algumas ferramentas que podem ser usadas para este processo. Uma delas é a Matriz SWOT ou FOFA, como foi “traduzida” no Brasil.
Essa é uma ferramenta de baixo custo, onde precisa de papel, lápis ou caneta, boa vontade e o ávido desejo de fazer melhor. Munido destes recursos você terá a oportunidade de alavancar o seu negócio com pequenas ações internas e visando o mercado. Logo, estará melhor posicionado e preparado para os desafios que sempre surgem.
A seguir vamos falar um pouco mais sobre essa tal matriz.
O que é?
Vamos recapitular antes de prosseguir.
Análise SWOT consiste na realização de um diagnóstico sobre a empresa e o mercado na qual está inserida. Essa permite que a organização possa tomar decisões mais assertivas, estudar e entender o cenário, compreender a posição desta empresa no mercado e indicar como deve ser o posicionamento e a atuação da companhia.
Ela foi criada como uma matriz para facilitar a correlação entre os elementos a serem analisados.
Graficamente essa matriz pode ser representada da seguinte maneira:
Onde deve-se colocar em cada quadro deste aquilo que identificar dentro da tua empresa e quais são os fatores além dela que afetam diretamente o seu funcionamento.
Matriz SWOT: como fazer essa análise passo a passo
Na prática isso poderia ser posto da seguinte maneira:
- Defina suas forças.
- Determine suas fraquezas.
- Liste as oportunidades.
- Enumere as ameaças.
- Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:
- Forças podem potencializar quais oportunidades.
- Forças podem combater quais ameaças.
- Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
- Fraquezas podem potencializar quais ameaças.
Por exemplo:
- Definindo as forças
- Tenho um ótimo relacionamento com o meu cliente;
- A minha empresa está em uma boa localização;
- Não tenho concorrentes diretos em um raio de 2km;
- Tenho um fluxo constante de clientes, todo dia e a quase todo momento;
- Listando as fraquezas
- Às vezes não consigo dar a atenção que os meus clientes esperam
- Horários e dias de pico
- Não tem lugar para estacionar próximo da empresa;
- Meu prazo de entrega com os fornecedores é muito alto
- Oportunidades
- Mercado aquecido;
- O que comercializo é tendência pelos próximos 4 meses
- Ameaças
- Possibilidade de surgir um concorrente direto;
- Aumento do comércio eletrônico.
- Correlações
- O item 1-A está relacionado com 2-A;
- 1-D está relacionado com 2-C, pois se não chegar a mercadoria a tempo, não há venda;
- 1-C relaciona-se com 4-A;
- Para o item 2-B a relação está em 4-B, dada as questões de conveniência.
- Forças que geram oportunidades
- Com um bom relacionamento e mercado aquecido, posso aumentar o meu esforço de venda e com isso maximizar o lucro;
- Forças que combatem ameaças
- Preciso criar meios de fidelizar meus clientes para que mesmo com a ocorrência de um novo concorrente, este tenha mais dificuldade para captar clientes ou que a sua fatia de mercado seja pequena.
- Fraquezas que enfraquecem as oportunidades
- Se não conseguir atender corretamente os clientes, não faz sentido aumentar o meu esforço de venda com a estrutura atual;
- Se eu não tiver a mercadoria em tempo de venda abrirá a oportunidade do meu cliente procurar um outro concorrente.
- Ameaças aumentadas com base nas fraquezas
- Surgimento de concorrência forte com base na indisponibilidade do produto.
A partir destas informações é possível a ter insights para que se montado o planejamento estratégico da empresa. Se possível, combinar este método com outros para que a apuração das informações seja a melhor possível.
A simplicidade desta ferramenta da análise permite que você possa monitorar as atividades da empresa frente ao mercado e também as práticas da empresa; portanto, é uma prévia do ciclo PDCA (do inglês Plan, Do, Check e Act ou Adjust – Planejar, fazer, verificar/checar e agir ou ajustar). Logo estar atento ao seu cliente e ao mercado para poder sempre aproveitar as oportunidades.
Imagem: FreePik