A Matriz de análises: SWOT

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Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, SWOT, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, uma ferramenta simples, mas poderosa para a análise de negócios e oportunidades.

 

Na postagem feita sobre o momento de iniciar o planejamento estratégico da empresa abordamos algumas ferramentas que podem ser usadas para este processo. Uma delas é a Matriz SWOT ou FOFA, como foi “traduzida” no Brasil.

Essa é uma ferramenta de baixo custo, onde precisa de papel, lápis ou caneta, boa vontade e o ávido desejo de fazer melhor. Munido destes recursos você terá a oportunidade de alavancar o seu negócio com pequenas ações internas e visando o mercado. Logo, estará melhor posicionado e preparado para os desafios que sempre surgem.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre essa tal matriz.

 

O que é?

 Vamos recapitular antes de prosseguir.

Análise SWOT consiste na realização de um diagnóstico sobre a empresa e o mercado na qual está inserida. Essa permite que a organização possa tomar decisões mais assertivas, estudar e entender o cenário, compreender a posição desta empresa no mercado e indicar como deve ser o posicionamento e a atuação da companhia.

Ela foi criada como uma matriz para facilitar a correlação entre os elementos a serem analisados.

Graficamente essa matriz pode ser representada da seguinte maneira:

 

 

Onde deve-se colocar em cada quadro deste aquilo que identificar dentro da tua empresa e quais são os fatores além dela que afetam diretamente o seu funcionamento.

 

Matriz SWOT: como fazer essa análise passo a passo

 Na prática isso poderia ser posto da seguinte maneira:

  1. Defina suas forças.
  2. Determine suas fraquezas.
  3. Liste as oportunidades.
  4. Enumere as ameaças.
  5. Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:
  6. Forças podem potencializar quais oportunidades.
  7. Forças podem combater quais ameaças.
  8. Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
  9. Fraquezas podem potencializar quais ameaças.

 

Por exemplo:

  • Definindo as forças
    1. Tenho um ótimo relacionamento com o meu cliente;
    2. A minha empresa está em uma boa localização;
    3. Não tenho concorrentes diretos em um raio de 2km;
    4. Tenho um fluxo constante de clientes, todo dia e a quase todo momento;
  • Listando as fraquezas
    1. Às vezes não consigo dar a atenção que os meus clientes esperam
      1. Horários e dias de pico
    2. Não tem lugar para estacionar próximo da empresa;
    3. Meu prazo de entrega com os fornecedores é muito alto
  • Oportunidades
    1. Mercado aquecido;
    2. O que comercializo é tendência pelos próximos 4 meses
  • Ameaças
    1. Possibilidade de surgir um concorrente direto;
    2. Aumento do comércio eletrônico.
  • Correlações
    1. O item 1-A está relacionado com 2-A;
    2. 1-D está relacionado com 2-C, pois se não chegar a mercadoria a tempo, não há venda;
    3. 1-C relaciona-se com 4-A;
    4. Para o item 2-B a relação está em 4-B, dada as questões de conveniência.
  • Forças que geram oportunidades
    1. Com um bom relacionamento e mercado aquecido, posso aumentar o meu esforço de venda e com isso maximizar o lucro;
  • Forças que combatem ameaças
    1. Preciso criar meios de fidelizar meus clientes para que mesmo com a ocorrência de um novo concorrente, este tenha mais dificuldade para captar clientes ou que a sua fatia de mercado seja pequena.
  • Fraquezas que enfraquecem as oportunidades
    1. Se não conseguir atender corretamente os clientes, não faz sentido aumentar o meu esforço de venda com a estrutura atual;
    2. Se eu não tiver a mercadoria em tempo de venda abrirá a oportunidade do meu cliente procurar um outro concorrente.
  • Ameaças aumentadas com base nas fraquezas
    1. Surgimento de concorrência forte com base na indisponibilidade do produto.

 

A partir destas informações é possível a ter insights para que se montado o planejamento estratégico da empresa. Se possível, combinar este método com outros para que a apuração das informações seja a melhor possível.

 

A simplicidade desta ferramenta da análise permite que você possa monitorar as atividades da empresa frente ao mercado e também as práticas da empresa; portanto, é uma prévia do ciclo PDCA (do inglês Plan, Do, Check e Act ou Adjust – Planejar, fazer, verificar/checar e agir ou ajustar). Logo estar atento ao seu cliente e ao mercado para poder sempre aproveitar as oportunidades.

 

 

Imagem: FreePik