Comércio Digital é mais que apenas um e-commerce

O cliente mudou! Passou a comprar virtualmente, de onde estiver, 24 horas por dia. Este novo comportamento exige uma nova postura das empresas. Com isso muitas questões surgem e uma em específico: “Será que que este mercado é para mim? O que posso fazer? Como fazer?”

 

Antes de abordar estes temas é necessário responder: o  que é e-ccomerce e por que o Comércio Digital é mais que ele?

Comércio eletrônico ou e-commerce é um tipo de negócio e/ou transação comercial que tem algum tipo de troca de informação através da internet, a interação se dá por meios virtualizados. Neste modelo de negócio existem dois tipos principais o B2B (Business to Business) e o B2C (Business to Consumer). O primeiro é um trato mais voltado para operações entre empresas, a segunda é onde, geralmente, denomina-se estar o cliente das vendas do varejo. A troca de informações e comercialização entre a empresa e o consumidor se dá através de lojas online.

 

As empresas passaram a olhar para este novo tipo de consumidor, o digital, recentemente e até então acreditava-se que apenas ter um site era suficiente para atrair os clientes e com isso vender; no entanto, com a globalização e, de certa maneira, a internacionalização dos produtos fez com que competição se torne ainda mais acirrada.

Essa mudança comportamento dos consumidores faz com que o empresário esteja antenado a essa realidade, logo as vendas no varejo precisam de uma combinação de soluções perfeitamente integradas para entregar aos seus clientes ótimas experiências em suas compras – afinal, o que seu cliente busca não é menos que isso!

Novas ideias, serviços e formas de comércio surgem a cada dia.

É neste ponto que está a diferença do que vem a ser um comércio digital.

Para participar ativamente deste mercado e investir nele é preciso fazer uma pergunta básica, porém essencial ao comércio digital antes: qual experiência de compra o meu público, meu cliente, quer ter?

Isso irá abrir as possibilidades de conhecer qual é o seu público alvo e iniciará um processo de empatia com ele. Sabendo o que e como o seu cliente quer fazer compras abrindo, desta forma, as possibilidades para que ajuste e crie uma abordagem de vendas ideal.

A perspectiva de uma boa experiência de venda ao cliente não se trata apenas de e-commerce, mobile (aplicativo) ou o uso de um ERP especializado, mas sim uma fusão desses três agentes.

 

Integrar a sua loja física a um ambiente de vendas online e tornar este disponível ao consumidor para que possa acessá-lo em seu celular são meios de aumentar a visibilidade dela; com isso há mais chances de atrair novos parceiros e clientes.

Essa interação entre seu ponto físico e a virtualização de suas vendas está diretamente associada ao que é o Comércio Digital. Assim, a sua empresa vai conseguir aplicar na prática o conceito. O resultado da sinergia entre eles, sob a perspectiva dos negócios, é a veracidade das informações, segurança no processo de gestão e planejamento estratégico aplicado à empresa, além de encantar e fidelizar clientes. 

Além do questionamento sobre qual tipo de experiência é almejada pelo seu cliente, há outras perguntas a serem reflitas e respondidas: será que o seu cliente quer comprar via e-commerce? Como posso atraí-lo para conhecer o meu portal de vendas? Como apresentar o meu produto e despertar o desejo em comprá-lo? Será que ele gostaria de poder agendar um horário pelo site e/ou telefone para ter um atendimento mais pessoal (exclusivo) na loja? Para ele mais vale fazer a retirada de sua compra na loja física ou a receber na residência? Como conciliar isso tudo e garantir que estes novos processos funcionem na empresa? Qual tecnologia usar? Quais parceiros preciso para tornar isso real? Como acompanhar essas vendas e os resultados destas ações?

Estes pensamentos, pô-los em ações para realizá-los, as formas de atendimento, tudo isso sai do que era um simples comércio eletrônico. Essas práticas, na verdade, tratam de uma nova abordagem de como atrair, fidelizar e melhorar a qualidade no relacionamento com o cliente. Isso é Comércio digital!

Quer saber mais e participar deste mercado que cresce a cada dia? Conheça nossas soluções que a GVM tem para auxiliar a sua empresa neste mercado do Comercio Digital.

 

 

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