O aplicativo é um site? O que devo construir app, um site ou ter os dois?

Compartilhe:

 A tecnologia trouxe diversas oportunidades ao empresário poder captar novos clientes e estar visível a novos mercados, mas a cada dia surgem nos conceitos e ferramentas. O aplicativo é um exemplo disto que muitas vezes é entendido como sendo um site, mas ele não é.

 

Um aplicativo é um software construído para a plataforma específica de um smartphone e/ou tablet. Temos então atualmente o: IOS para iPhone, o Android para a grande maioria dos aparelhos de diversas fabricantes (Samsung Galaxy, LG, Lenovo, HTC, Asus, etc).

Este aplicativo ou app, como também é chamado, deve ser instalado no aparelho para ser usado e há diferentes tipos de licenças: gratuitas, gratuitas mediante a parcerias (anúncios patrocinados) e as pagas.

Nele é possível incorporar uma série de funcionalidades e experiências que auxiliam o seu cliente ou o operador dele a otimizar o seu tempo e ter informações mais precisas.

Por ser algo desenvolvido em uma plataforma específica é possível oferecer ao seu cliente uma melhor experiência para algum serviço específico. Temos como exemplo: loja virtual otimizada para celulares, ferramenta para apresentação de informações e notícias, catálogo de produtos, reservas destes produtos, guia de serviços e locais; ao proprietário e gestor da empresa pode-se oferecer estatísticas e resultados das ações de venda, envio de pedidos de representantes, abertura de chamados de atendimento, etc.

Depois de ler isso pode ser que lhe venham as seguintes perguntas à mente: se o aplicativo faz isso tudo faz sentido manter e ter um site? O que ele é afinal?

Site é uma solução informatizada que funciona com os navegadores dos computadores, celulares e tablets ou seja, pode ser usado em diversas plataformas e não há necessidade de nenhuma instalação adicional, apenas de um navegador (web browser).

Sabendo disso é normal que surja a dúvida do que difere o aplicativo de um site e/ou qual vem a ser a melhor opção para uma empresa.

A luz para isso está em como, por que, o que se pretende fazer e saber!

O site é o coração do marketing digital e graças a ele todas as ações levam, de alguma forma, a um convite para que seu cliente o acesse e saiba mais sobre a sua empresa e produtos. Atualmente, dada a concorrência cada vez maiores e a busca por fatores de diferenciação no atendimento e oferta, o site é uma das principais ferramentas de venda e captação de clientes das empresas.

Caso a intenção seja anunciar e ter uma vitrine virtual ao teu cliente uma página web, um site, é o início ideal na caminhada tecnologia de sua empresa.

Evidentemente que ter um portal atrativo e com os recursos necessários para que seja uma alavanca para a sua empresa é preciso investir em seu desenvolvimento.

Para que este não seja perdido ou um mau investimento, deve-se tomar alguns cuidados para que sua empresa não tenha um site mal feito:

Foco no marketing: Este deve atrair clientes com estratégias de SEO (otimização de marketing no Google), campanhas digitais nas redes sociais e com anúncios no Google Adwords.

Pensar no cliente: É preciso pensar no cliente e ofertar a ele um design sofisticado, moderno e aplicar uma navegação simples, fluída, fácil de usar. Possuir e disponibilizar informações precisas, claras e objetivas.

Captar e vender: Deve ter meios ou recursos para captar dados dos seus visitantes, permitir que o seu potencial cliente ou mesmo aquele que já o é faça a solicitação de orçamento e/ou compras - no caso de loja virtual.

Para que o site se sua empresa seja ainda mais atrativo e convidativo ao seu cliente o ideal é que este seja responsivo. Isso significa que ele usa a mesma arquitetura técnica para construção de um site convencional, mas ao ser aberto em um celular ou tablet o leiaute é ajustado automaticamente para o dispositivo. As letras ficam maiores ou menores, a posição do texto e das imagens se adaptam e o usuário não precisa ficar aumentando o tamanho da tela com a mão. Basta rolar e ler. Assim como o próprio site da GVM. Faça um teste usando o seu computador e em seguida o seu smartphone ou tablet para ver como funciona.

O site proporciona grandes oportunidades de comunicação e de fato abre as portas para vários clientes e de diversas localidades.

Para resumir: o site é o primeiro passo de toda empresa e o aplicativo para celular aprimora algum ponto específico de atendimento ou de vendas.

Há vantagens nas duas soluções e pode-se ter uma ou outra.

Entretanto é aconselhável ter estratégias e agregar vários recursos para atrair novos clientes, fidelizar os já o são e vender mais! Afinal a tecnologia está fazendo com o comportamento destes mudem. Uma empresa a frente dos concorrentes está sempre atenta a esses detalhes e tendências.

A GVM possui soluções para voltadas para aplicativos e também ao empresário que quer cuidar/saber da sua empresa mesmo quando não está nela. Ficou interessado e quer saber mais? Consulte-nos e conheça as nossas soluções voltadas aos aplicativos e parcerias para sites e e-commerce.