• (14) 2104-7800
  • (14) 99681-1300

> Blog

> A importância de um ERP na gestão de filiais

A descentralização de informações é responsável pela maioria dos problemas que rodeiam os empresários ultimamente e tem feito a produtividade de muitos negócios promissores decair bruscamente. Se dentro de uma empresa simples a falta de integração pode causar problemas, imagine para aqueles que têm sob sua responsabilidade duas, três ou várias filiais? Não é tão fácil corresponder às expectativas de mercado, ainda mais se cada uma das filiais está em locais diferentes com públicos diferentes. Em um único estabelecimento já é grande o número de métricas a serem acompanhadas, multiplicando essa quantidade pelo número de filiais chegamos ao ponto em que a situação não pode ser controlada por soluções manuais de acompanhamento, como nas antigas planilhas.

Devido a esse cenário, um sistema ERP não é um luxo, mas, uma ferramenta básica para auxiliar os empresários a realizarem com mais qualidade a gestão de filiais. Grandes companhias já entenderam isso e têm investido cada vez mais em soluções digitais de gestão, se você pretende que sua rede de franquias caminhe nessa trilha, deve então adotar essa prática.

Como funcionam os sistemas ERP’s

A premissa dos sistemas de Enterprise Resource Planning é a integração de informações, algo que é feito a partir de um banco de dados comum a todos os departamentos e no caso de empresas com filiais, comum a todos os estabelecimentos. O sistema contém módulos, que são relacionados com cada uma das áreas a serem administradas, como vendas, compras, estoque e etc, e a quantidade desses módulos depende do nível de controle que o gestor deseja ter sobre seu negócio.

Outra característica importante é a sua interface intuitiva e interativa, que torna o exercício de algumas funções muito menos complicado, e também facilita a visualização de métricas.

Utilizando o ERP para monitorar as atividades e realizar a gestão de filiais

Se você é o gestor de uma das filiais ou o empresário responsável por todas elas, pode acreditar que um ERP apenas te trará benefícios. Através dos registros feitos por ele, o monitoramento das atividades se torna muito mais prático, e o gerente das filiais terá meios de comprovar o bom desempenho de seu estabelecimento, assim como o empregador poderá atestar esses resultados. Utilizar um ERP erradica as chances de fraudes, pois todas as entradas e saídas serão computadas pelo software, em tempo real.

Além disso, os relatórios gerados pelo sistema serão de grande ajuda na hora de convencer os investidores a apostarem no seu negócio, e por vezes serão até exigidos por eles antes de qualquer proposta. E com um acompanhamento rígido como o de sistemas ERP você reafirmará diante deles o seu comprometimento com a organização e o sucesso do seu trabalho.

Obtendo mobilidade na gestão através de um ERP

Controlar várias filiais é um trabalho complicado se feito sem a ajuda de instrumentos digitais, uma vez que a ideia de ficar indo a todas as filiais sempre que é preciso checar algum número, não é nada atraente. Com a implementação de um ERP, entretanto, essa prática pode ser extinguida.

Graças à popularização da computação em nuvem, os sistemas ERP mais modernos já potencializam essa característica através da criação do banco de dados usado pelo sistema na própria internet, desvencilhando-se da necessidade de um servidor físico, algo que complicaria a instalação desta solução digital em uma empresa com várias filiais. Seguindo essa premissa, um gestor poderá controlar todas as suas filiais sem a necessidade de se deslocar da sua sede e, além disso, pode acessar a informações importantes sempre que precisar e de qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile.

Utilizando o sistema para tomar decisões

O ERP não serve apenas para acompanhar as filiais, mas também para auxiliar em decisões a serem tomadas sobre elas. Mesmo que todas as unidades procurem manter o padrão estético e atendam a um tipo de público parecido, os hábitos de compra nunca serão idênticos de um estabelecimento para o outro, afinal numa cidade um produto é o mais popular, em um estado as mulheres podem gostar mais de saltos do que de rasteirinhas, ou até mesmo os homens prefiram camisas com mangas em um local e camisetas regatas em outro. Esses pequenos exemplos revelam que mesmo que suas filiais estejam vendendo uma mesma classe de produtos, às vezes é preciso se adequar às vontades locais, ou seu negócio pode acabar investindo em algo contrário a demanda.

Um sistema facilitará a percepção desses gostos individuais, possibilitando ao gestor uma tomada de decisões inteligentes para cada um dos locais onde suas filiais estão presentes. Tomar decisões baseadas pela intuição faz parte das práticas de alguns empresários, às vezes dá certo, na maioria das vezes o resultado é uma dor de cabeça terrível e o seu negócio se vê envolvido em situações financeiras apertadas. Desta forma, os Sistemas ERP são verdadeiros guias de investimento para os gestores, pois seu dashboard mostrará onde se deve empenhar mais esforço e capital, mas também aquelas empreitadas que não estão gerando os resultados esperados, o que, atrelado a uma percepção do mercado pode livrar sua marca de muitos problemas.

Comandar filiais prova as habilidades de gestores ao extremo. São muitas variáveis multiplicadas ainda pela quantidade de localidades em que ele atende. Entretanto, ter filiais já indica um nível de sucesso do seu negócio, e deve te motivar a continuar fazendo seu trabalho com maestria. Cabe nesse momento compreender que é melhor investir um pouco do seu capital em uma ferramenta que irá garantir a continuidade de todo esse sucesso, para que anos de trabalho não sejam perdidos por algumas poucas decisões inconsistentes. Um Sistema ERP será sua garantia para mais muitos anos de trabalho bem recompensado.

Conheça o CIM Controle, solicite uma apresentação sem compromisso! Será um prazer te atender. Confira os demais arquivos do nosso blog e clique aqui no link e se cadastre para receber mais materiais sobre ERP e sobre o CIM, o sistema de gestão empresarial da GVM Sistemas.

Até a próxima!

Voltar ao topo