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> Controle de estoques e sua importância em uma loja virtual

O controle de estoques de uma empresa é fundamental na gestão, para que sejam apuradas as movimentações de mercadorias. Através deste monitoramento é possível saber as quantidades a serem compradas para suprir a demanda e também evita que a empresa mantenha uma quantidade desnecessária em estoque.

Com esta organização, a empresa tem informações precisas sobre as demandas do mercado e analisa eventuais discordâncias de estoque. Pode parecer óbvio, mas o controle preciso de estoques é uma dificuldade de diversas empresas, o que pode levar a problemas como quantidade exagerada de estoque sem movimentação ou falta dele para suprir necessidades.

As informações precisas sobre as quantidades de produtos também são importantes para evitar furos de estoque, o que acontece no momento em que há uma quantidade no estoque físico, porém outra quantidade está registrada em um sistema, por exemplo.

Por que manter o controle de estoques em uma empresa?

Controlar o estoque significa realizar a gestão de parte dos ativos. Além disso, é uma estratégia importante pois os produtos disponíveis dentro do estoque viabilizam a venda e faturamento da empresa. Este controle pode ser trabalhoso, mas com uma rotina implementada e com o software de gestão certo conseguirá manter os estoques em dia em diferentes pontos de distribuição.

Através de um estoque bem gerenciado poderá extrair outras vantagens competitivas além do incremento de disponibilidade e aumento de faturamento. Analisar os concorrentes e sua disponibilidade para entrega imediata pode abrir uma boa oportunidade de diferenciação. Este pode ser o momento de sua empresa oferecer as mercadorias e garantir vendas. Verifique a demanda antes de comprar itens faltantes ou complementares ao seu portfólio para não investir em excesso nos produtos que não tem giro.

Outra razão para ter um controle eficiente, está no difícil trabalho de identificação de itens faltantes do seu inventário ou que estão em quantidades. Ambas situações podem acarretar em mal aproveitamento do setor de compras e até culminar em perda de vendas quando o potencial cliente não encontra a quantidade deseja ou quando sua loja não reflete exatamente a disponibilidade do seu estoque.

Tipos de estoque para e-commerce

Todo este cuidado com o estoque deve ser realizado tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce. Ao se tratar de lojas virtuais, podemos destacar três tipos de estrutura de estoque que se adequam conforme o perfil de cada empresa.

Não existe uma estrutura absoluta para todas as empresas, mas sim o que estilos de gestão que se adaptam às necessidades daquela organização.

Estoque compartilhado

Esta situação se encaixa em empresas que possuem loja física e virtual, sendo que estas compartilham o mesmo estoque para venda. Esta modalidade funciona bem na otimização de espaço, pois o estoque é o mesmo para todas as lojas, trazendo economia de recursos.

Os que trabalham desta forma precisam de um sistema que gerencie os estoques de forma eficiente, para que o mesmo produto não seja vendido em mais de um lugar.

Estoque terceirizado

No e-commerce, também pode ser chamado de drop shipping, quando o próprio fornecedor envia a mercadoria para o consumidor ou cross docking, em que o fornecedor envia o produto para a loja conforme as vendas e ela se responsabiliza pela entrega dos produtos.

A vantagem mais clara é que não há necessidade de armazenar produtos, economizando recursos. Nestes casos, o lojista precisa confiar que o fornecedor enviará os produtos corretos e dentro do prazo para os consumidores.

Estoque descentralizado

Nesta modalidade, os estoques são mantidos em diferentes locais. Assim, conforme a localização do cliente que efetuou a compra, o ponto de distribuição mais próximo é acionado para envio dos produtos comprados. Isso faz com que os custos de envio sejam menores e a entrega passa a ser mais rápida. Em contrapartida, o custo para manter diversos locais de armazenagem pode ser alto e o controle de estoques se torna mais trabalhoso.

Os estoques também podem ser categorizados conforme o tipo do produto, que pode ser uma mercadoria finalizada e pronta para ser vendida no varejo ou matéria-prima para produção.

Estoque de varejo

Empresas comerciais utilizam o estoque de varejo, vendendo produtos próprios ou fabricados por terceiros. Neste caso, o controle se torna importante para medir o desempenho do comércio. Um produto que está no estoque há muito tempo, pode ser considerado um mau sinal, significar uma baixa demanda por um produto ou estoque exagerado. Nessa situação, é bem comum empresas realizarem promoções para venda rápida, para liberar espaço para o recebimento de novas mercadorias.

Matéria-prima

Indústrias que fabricam produtos para que empresas de comércio vendam precisam controlar o estoque de matéria-prima. O setor da indústria transforma a matéria-prima em produtos finais. Para que o fluxo de produção aconteça, é preciso manter o estoque das matérias-primas necessárias, visto que a sua falta acarreta no atraso da produção.

Sua empresa poderá utilizar o módulo de controle de estoques com o CIM Controle, inclusive com relatórios que fornecem uma visão macro da situação dos estoques, como o relatório de necessidade de compras. Com ele é possível analisar os itens que devem ser comprados para suprir a demanda de vendas. Confira os demais arquivos do nosso blog e clique aqui no link e se cadastre para receber mais materiais sobre ERP e sobre o CIM, o sistema de gestão empresarial da GVM Sistemas.

Até a próxima!

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