• (14) 2104-7800
  • (14) 99681-1300

> Blog

Corrida dos Ratos ou Pista de Alta Velocidade?

Foto de uma pista automotiva a noite com o texto: Pista de alta velocidade ou corrida dos ratos? Blog GVM Sistemas
Conversando por telefone com um potencial cliente um dia desses, eu logo percebi que ele tinha uma visão diferenciada para os negócios. Não que os outros empresários não tenham essa visão, mas talvez alguns se acomodem com aquilo que já conquistaram, talvez surfaram alguma onda do mercado e, quando a onda foi embora, eles simplesmente começaram a reclamar que os negócios já não iam tão bem, que o mercado estava em crise, etc., ou até mesmo estão satisfeitos com os resultados que tem e não querem crescer por opção.
 
Bom, voltando ao meu interlocutor do telefone, ele parecia jovem pelo timbre da sua voz, talvez entre 25 e 30 anos. E enquanto nossa conversa avançava, enquanto ele me mostrava seu desejo de crescimento das lojas, sua ânsia por ganhar mercado e encantar os clientes atuais e como ele estava se preparando para crescer e buscando o conhecimento e as ferramentas necessárias para ajudá-lo nesse processo, eu me lembrei de um conceito que o Robert Kiyosaki e a Sharon Lechter abordam em seu best seller Pai Rico, Pai Pobre.
Se você já leu Pai Rico Pai, Pai Pobre você já conhece os significados de “Corrida dos Ratos” e “Pista de Alta Velocidade’. Se você ainda não leu, sugiro que leia, não apenas esse, mas também outros ótimos livros dos autores. Mas vou te contar porque me lembrei da Corrida dos Ratos e da Pista de Alta Velocidade e o que isso tem a ver com um dono de lojas físicas que queria levar suas vendas também para os meios digitais, ou seja, o e-commerce.
 
Segundo Robert Kiyosaki e sua co-autora Sharon Lechter, a Corrida dos Ratos se trata de uma armadilha em que a maioria das pessoas caem em suas finanças pessoais ou empresariais. O conceito é tirado daquelas rodinhas instaladas em gaiolas de hamsters para que eles se exercitem, ou seja, eles correm até se cansar, mas não saem da gaiola, estão sempre no mesmo lugar. Trazendo essa alegoria para a realidade de centenas de empresários que conheço, vejo que muito caem nessa cilada e nem se dão conta. Enxergo duas situações – os primeiros viram verdadeiros “funcionários” das suas próprias empresas ou até pior, escravos das mesmas pois trabalham muito mais do que os próprios colaboradores e não conseguem se desligar quando chegam em casa ou tentam se distrair e curtir algum hobbie. O segundo grupo se torna acomodado com a situação, não se sentem mais excitados em empreender e se acostumam com a estrutura e o faturamento que tem.
 
Mas aquele meu potencial cliente não pensava assim! Jamais! Ele se encaixa no grupo dos que saíram da Corrida dos Ratos, entraram na Pista de Alta Velocidade e lá querem permanecer, crescer e se desenvolver cada vez mais.
 
Conforme Kiyosaki e Lechter, essa Pista de Alta Velocidade proporciona altos ganhos não somente financeiros, mas também de qualidade de vida, de bem estar e de possibilidades filantrópicas muito boas. Porém, para entrar e permanecer na Pista de Alta Velocidade é necessário que se entenda como ela funciona, é preciso um conjunto de conhecimentos, habilidades e ferramentas que, juntas, vão determinar o quanto, e o quão rápido, serão seus ganhos.
 
Um empresário que pensa grande mesmo ainda tendo uma ou duas lojas, já está a frente de muitos outros, mesmo que estes últimos faturem mais momentaneamente. 
 
Um empresário que queira entrar ou permanecer na Pista de Alta Velocidade, a meu ver, precisa dessas características:
  1. Ter uma mentalidade empreendedora, um mindset de quem busca constante melhoria como ser humano, como líder e como gestor do seu próprio negócio;
  2. Precisa ter uma curiosidade insaciável para estar sempre estudando seu mercado, seus produtos, as novidades do seu segmento, novas tecnologias, novos fornecedores, etc.;
  3. Entender que investir em conhecimento para si mesmo e para sua equipe é essencial. Treinamentos, cursos, congressos, especializações e outras formas de aprendizado precisam ser uma constante em sua vida e em seu negócio;
  4. Tem que compreender que para se escalar os ganhos de uma empresa, abrir filiais ou mesmo franquiar é crucial ter processos claros e bem definidos;
  5. Ferramentas adequadas agilizam e até mesmo automatizam muitos desses processos e os empresários que já estão ou pretendem estar na Pista de Alta Velocidade tem certeza disso e investem o que for necessário para adquirir licenças e preparar sua equipe para usar, pois sabem que isso não apenas gera grande economia, mas também pode proporcionar um sensível aumento no faturamento e nos lucros.
 
Realmente esse meu cliente tem essas características e tem visão para estar na Pista de Alta Velocidade e aumentar potencialmente seus faturamentos. Além das lojas físicas ele está se preparando para lançar uma loja virtual e um Aplicativo para celular no conceito O2O, que significa online to offline, ou seja, os clientes dele que compram no atacado farão os pedidos em seus próprios celulares e o serviço de motoboy fará a entrega e o recebimento das mercadorias, ou mesmo pode ser enviado um boleto por email.
 
Isso é fantástico!
 
Enfim, essa sacada da visão empresarial com a Corrida dos Ratos ou a Pista de Alta Velocidade foi algo que achei legal compartilhar com vocês. E volto a dizer que os livros do Robert Kiyosaki e Sharon Lechter são ótimos, principalmente para quem é dono de uma ou mais empresas. Além de Pai Rico, Pai Pobre, eu particularmente gosto muito também do Independência Financeira e de O Guia de Investimentos, dos mesmos autores e todos publicados pela Editora Campus aqui no Brasil.
 
Nos vemos em breve! Sucesso em suas leituras e em seus empreendimentos!
 
Blog GVM Vídeo marketing e vendas pós pandemia

Vídeo Marketing e Vendas Pós Pandemia

O novo normal chegou e nós, empresários, precisamos nos adaptar ou ficaremos para trás.

Assista o vídeo e veja ideias de estratégias e ações de marketing e vendas que você pode (e deve) adaptar para o seu negócio.

Leia Mais »
2 Cenários para os Lojistas

2 CENÁRIOS PARA OS LOJISTAS

O e-commerce ganhou força e muitos setores mostram esse crescimento efetivo de uma forma geral, mas, o que é o mais importante, é que a maioria dos comerciantes que tem operações com lojas físicas e lojas online conseguiram manter seu faturamento estável nas últimas semanas.

Leia Mais »
7 Motivos para mudar o sistema ERP das suas lojas

Vídeo 7 Motivos para mudar o sistema ERP das suas lojas

Mudança é algo difícil para qualquer pessoa mas, muitas vezes, é essencial para que possamos crescer e desenvolvermos nossa empresa como ela precisa para cada vez mais cumprir seu propósito no mundo.

Assista o vídeo e pense por si mesmo o quanto vale a pena para você mudar o sistema ERP das suas lojas.

Ah! E não esqueça de curtir o vídeo, se inscrever em nosso canal e ativar o sininho para receber em primeira mão todas as novidades!

Leia Mais »
7 Motivos para mudar o sistema ERP das suas lojas

7 motivos para mudar o sistema ERP das suas lojas

Putz quando eu penso em mudanças me dá até calafrios… Mudança de casa, de trabalho, de cidade, de relacionamento, enfim, todo tipo de mudança causa um certo transtorno, porém, também traz um alívio, e a conta que precisamos fazer sempre que nos deparamos com uma possibilidade de mudança é – o alívio que essa mudança me trará é maior do que o transtorno momentâneo que sentirei?

Leia Mais »
Voltar ao topo