Motivos para minha empresa ter um aplicativo

A interação é um elemento chave no relacionamento com o cliente e em tempos de competição em proporções globais estar atento às tendências e disponibilizar ferramentas modernas, atrativas e “agregadoras” de serviços pode vir a colocar uma empresa em posição de destaque; além de poder agilizar os seus processos de gerenciamento e gestão.

 

Os aplicativos ou apps como também são chamados são recursos nos quais o usuário irá buscar as informações de que precisa, nele é dada a possibilidade de interagir diretamente com a empresa, saber sobre produtos e serviços permitindo que este venha a tomar decisões rapidamente.

Este recurso tecnológico não está disponível apenas para empresas de grande porte. Micros e pequenas empresas também podem se beneficiar deste.

Tanto isso é verdade que a revista Forbes no Brasil e também nos Estados Unidos apresenta periodicamente pesquisas e matérias dedicadas sobre o uso deste tipo de tecnologia e dispositivos móveis nas diferentes etapas dos negócios e a sua crescente importância.

Podemos destacar as seguintes oportunidades e aplicabilidade do aplicativo nos negócios:

Aumento da participação dos dispositivos móveis nas vendas: Isso não é mais uma novidade, mas sim uma tendência cada vez mais crescente que é o uso dos aplicativos e dispositivos móveis nas operações de venda, pesquisa de preços, obtenção de informações de produtos entre outros. Ter uma ferramenta preparada para estar nestes aparelhos é uma forte estratégia de alavancagem.

Fidelização de clientes: aquele que baixar seu aplicativo lembrará da sua marca sempre que precisar de algo relacionado aos serviços/produtos ofertados pela sua empresa. Fazendo com que ele se relacione de forma (in)direta incorporando uma associação direta do seu comércio às necessidades cotidianas.

Estar um passo à frente dos concorrentes: Atualmente são poucas as empresas que investem em um aplicativo, logo ser a primeira ou uma das primeiras em seu segmento/cidade a dispor deste recurso, as chances de atrair clientes aumentarão consideravelmente.

Promoções: ter como disponibilizar cupons de desconto para quem baixa o aplicativo é uma boa estratégia para que os clientes decidam baixá-lo. Notificações de promoções ou mesmo daquelas vendas relâmpago, também são ferramentas possíveis de serem aplicadas e inseridas nos aplicados da sua empresa. O intuito é auxiliar e impulsionar decisões, pois o cliente entende que há vantagens em manter o aplicativo instalado no celular/tablet.

Eventos: divulgar eventos promovidos pela sua empresa ou sediados nela fica muito mais fácil.

Lançamentos: notifique seus clientes em primeira mão do lançamento de produtos/serviços. Permite que convide-os para conhecer a(s) novidade(s) pessoalmente ou mesmo pode-se informar seus atributos e vantagens pelo próprio aplicativo.

Facilidade de obter informações: disponibilizar um mapa off-line de sua empresa, onde ela está localizada, horário de funcionamento, particularidades dos serviços e tudo mais que for importante e ajude/facilite o relacionamento com o seu cliente.

Canal de sugestões: Dar a oportunidade do seu cliente auxiliar no processo de melhoria dos serviços prestados e/ou dos produtos comercializados através de um canal, onde é possível saber o que houve de melhor ou pior que ele teve em seu(s) atendimento(s). Com isso pode-se melhorar processos e conhecer melhor o seu cliente abrindo a oportunidade em inovar em vários aspectos do seu negócio; indo do atendimento aos produtos e cativar ainda mais.

Estar visível e “disponível” em todos os momentos do dia: As pessoas reagem a estímulos e registram informações ou se predispõem a interagir com algo que esteja à disposição dela. Como nas sociedades modernas o celular tornou-se parte da individualidade de uma pessoa, logo há grandes chances de ela vir a interagir com o seu aplicativo nos momentos de ociosidade e principalmente quando estiver em busca de um produto ou serviço de específico.

Sala de imprensa: o que saiu na mídia sobre você e há a possibilidade de ceder um acesso restrito ao que você quer que saia na mídia. É uma estratégia para manter as pessoas por dentro das boas e más noticias que precisam ser veiculadas, pois nos dias e de hoje a transparência nas informações é essencial.

Evidentemente que não é só o seu cliente que pode se beneficiar com a criação de um aplicativo para a sua empresa. O empreendedor, empresário, gestor pode ter recursos incorporados para análise de vendas, itens mais vendidos, relatórios analíticos de perfis de clientes, produtos, fornecedores entre outros aspectos necessários para aportar na estratégia; tudo na palma da mão!

Nos outros posts do blog já foi discutido e apresentadas diversas informações sobre os aplicativos e o quanto ele é importante para a alavancagem dos negócios. Além dele a necessidade de se ter tecnologias complementares para que haja sempre a oportunidade e estimule aquele que já é seu cliente ou mesmo aqueles que ainda não são a lhe procurar. Você pode clicar aqui para ler/reler este texto ou neste outro para saber mais sobre o que é comércio eletrônico e como isso pode lhe ajudar a alavancar suas vendas.

É preciso que as empresas estejam por dentro de todos os caminhos possíveis do universo digital ou tenham auxílio, parceiros, que lhes auxiliem a conhecer essas novas tecnologias, de modo que elas apareçam para os seus usuários/clientes e com isso consigam ter uma maior visibilidade, gerando oportunidades de leads (empresas, parceiros e clientes interessados em um determinado tipo de serviço/produto – c