Putz quando eu penso em mudanças me dá até calafrios… Mudança de casa, de trabalho, de cidade, de relacionamento, enfim, todo tipo de mudança causa um certo transtorno, porém, também traz um alívio, e a conta que precisamos fazer sempre que nos deparamos com uma possibilidade de mudança é – o alívio que essa mudança me trará é maior do que o transtorno momentâneo que sentirei?
Essa é a pergunta chave! E por alívio podemos entender praticidade, segurança, paz interior, conforto, modernidade, evolução e tantos outros sentimentos ou vantagens que experimentamos quando conseguimos vencer um bloqueio interior, quebrar um paradigma e promover uma mudança.
Acredite em mim, mudar o ERP das suas lojas é a mesma coisa!
Muitas vezes a necessidade da mudança está na nossa cara, sabemos que precisamos evoluir na gestão para ter mais agilidade, para otimizar os lucros, para ter as informações em nossas mãos de forma mais prática e com isso tomar as decisões mais acertadas e rápidas possíveis. Talvez o software de gestão que estamos usando já não está mais atendendo as necessidades da empresa ou o ERP (Enterprise Resource Planning que em português significa Planejamento dos Recursos da Empresa) que estamos usando já não atende mais o porte das nossas lojas.
Bom, a tendência da maioria dos empresários é postergar a mudança do sistema de gestão, portanto, saiba que você não está sozinho nesse barco. Mas, é essencial que você pare, pense um pouco e reflita sobre todo alívio que você terá após concluir a implantação do seu novo ERP (toda paz, segurança, praticidade, controle, integração, mobilidade, modernidade, etc.).
Para ajudar você amigo empresário, amiga empresária, a tomar essa importante decisão de mudança, eu elenquei 7 motivos para você mudar o sistema ERP das suas lojas. Bom, pra facilitar a sua decisão e respeitar o seu momento, resolvi colocar em forma de perguntas para que você reflita e chegue à conclusão por si próprio.
1. Seu ERP atual para comércio consegue integrar todas as suas lojas? Acredite, ainda existem muitos sistemas no mercado que não permitem isso, muitos mesmo! E se você já tem diversas lojas ou está em seu plano de negócios a abertura de novas filiais ou até mesmo se tornar um franqueador futuramente, você precisa integrar todas as suas lojas no sistema. É essencial!
2. Você consegue acompanhar as vendas de todas as filiais em tempo real por meio do computador ou celular de qualquer lugar em qualquer hora do dia ou da noite? A mobilidade já é uma realidade, não existem desculpas para as empresas de software que pararam no tempo e não se adequaram a essa necessidade do empresário atual. Imagine se você vai viajar a negócios, ou mesmo a lazer, fica uma semana fora e dependente de algum funcionário para gerar relatórios e te enviar por email… Pior do que isso só se ele te enviar por FAX! Rsrs. Brincadeiras a parte, hoje é possível o empresário acompanhar sua empresa por qualquer computador ou tablet com acesso à internet ou mesmo ter um aplicativo em seu celular e acompanhar de qualquer lugar do mundo, em tempo real, como estão as vendas de cada loja, inclusive a loja virtual, consegue ver quais produtos estão vendendo mais, verificar como está o estoque total ou de cada loja, as vendas por cada vendedor, etc. Eu como empresário amo esse controle com mobilidade! Qualquer movimentação diferente que você perceber, você já pode orientar sua equipe. Demais, não é mesmo?
3. Com o software de gestão atual, sua equipe consegue facilitar as vendas das lojas por meio da leitura do código da etiqueta com um simples telefone celular na mão de cada vendedor(a)? Isso é ótimo para datas especiais em que as lojas ficam muito cheias e até tumultuadas com muitas filas. Imagine a própria vendedora que atendeu a cliente já ‘bipar” as peças que serão levadas por meio de um leitor de código de barras acoplado no celular… E essa informação já vai direto para o sistema, agilizando o processo e facilitando a vida dos operadores de caixa e até da equipe que separa os produtos para o pedido, no caso de empresas que trabalham apenas com mostruário na loja e o estoque é interno.