Não sei se neste momento em que você lê este artigo estamos ainda em meio à pandemia ou se isso tudo já passou, porém, uma coisa é certa, mudamos nossos hábitos de consumo e isso, consequentemente, forçou as empresas a mudar e adaptar também suas formas de realizar o marketing e as vendas.
Me desculpe tamanha franqueza, mas é a realidade. Se você quer continuar a ser empresário, desaprenda muita coisa que você fazia antes e reaprenda, agora, aproveitando as oportunidades e os desafios que o ambiente digital proporciona.
Você é empresário, diretor ou gestor de uma empresa?
Se identifica com o que eu disse acima? Sentiu na pele (e no bolso) as oscilações de faturamento nas últimas semanas? Então você precisa agir baseado em estratégias diferentes para manter sua empresa em funcionamento ou mudar de ramo.
Muitas ações de marketing que antes funcionavam, a partir de agora não serão mais tão eficazes. Muitas técnicas de vendas que antes traziam toda demanda necessária para escoar sua produção se tornaram obsoletas com as portas das lojas fechadas e as pessoas com medo da aglomeração e contato físico com estranhos.
Bom, mas chega de apenas analisar a atual conjuntura, queremos ajudar você empresário a pensar em novas formas de executar seu marketing e suas ações de vendas e, para isso, preparei alguns antes e depois que você pode usar ou adaptar ao seu comércio.
Claro que, aos poucos, muitas ações antigas voltarão a dar certo, porém, com menos eficácia do que as ações, ferramentas e técnicas usadas no ambiente digital e no ecossistema do e-commerce. Então vamos lá!
ANTES DA PANDEMIA
Anúncios em rádio, TV, jornais, revistas, mídias sociais, etc. e as pessoas iam até sua loja comprar.
MARKETING E VENDAS HOJE
A necessidade de anúncios continua em diversas mídias, mas com ênfase nos meios digitais (Google, Facebook, Instagram, etc.) e levando o cliente para sua loja virtual. Ainda não tem Loja Virtual?! CLIQUE AQUI, fale com a gente e veja como podemos te ajudar. Marketing de conteúdo para gerar tráfego orgânico para sua loja virtual.
ANTES DA PANDEMIA
Técnicas de abordagem de clientes, investimentos em treinamento de vendas para os colaboradores, técnicas de fechamento de vendas.
MARKETING E VENDAS HOJE
Técnicas de SEO, persuasão e gatilhos mentais para mostrar ao seu cliente que seu produto é o ideal para a necessidade dele, vídeos de venda, ferramentas de automação de email marketing.
ANTES DA PANDEMIA
Grandes investimentos em estrutura de loja, decoração, equipamento, ponto comercial, etc.
MARKETING E VENDAS HOJE
Investimento muito menor em loja virtual, uma estratégia de marketing digital e um Sistema ERP Integrado entre suas lojas físicas, suas lojas virtuais e suas vendas nos marketplaces.
ANTES DA PANDEMIA
Indústrias que vendiam apenas no atacado para distribuidores ou lojistas ou tinham suas lojas físicas de varejo.
MARKETING E VENDAS HOJE
Loja virtual exclusiva para vendas B2B (de empresa para outra empresa), loja virtual B2C (da empresa para o consumidor final), venda direta em marketplaces (grandes lojistas como Amazon, Magazine Luiza, Extra, etc., sua empresa vende a preço de varejo e paga uma comissão sobre as vendas). E o melhor, você pode controlar tudo com apenas um Sistema ERP, desde o PCP até o controle de vendas de canal específico, tudo totalmente integrado, estoque, vendas, compras, faturamento, expedição, etc.
ANTES DA PANDEMIA
Muitos vendedores B2B que ficavam o dia todo no Whatsapp ou telefone e consultando o sistema pra ver se tinha os produtos que o cliente varejista precisava.
MARKETING E VENDAS HOJE
Aplicativo Mobile no conceito O2O (online to offline), ou seja, seu cliente lojista acessa seu APP exclusivo que está integrado ao seu estoque, escolhe os produtos, variações e quantidades e envia a solicitação direto para seu Sistema ERP. Seu vendedor confirma a solicitação e transforma automaticamente em pedido. Resultado: mais vendas com uma equipe mais enxuta, com zero chances de cancelamento de pedido por falta de produto em estoque e muito mais agilidade no processamento do pedido e despacho da mercadoria.
Integração com 70+ marketplaces
Nossa integração permite que você venda nos principais marktplaces com controle de estoque e expedição centralizados. Toda maturidade dos processos com ERP CIM – Controle.Integração.Mobilidade
Conheça o CIM Docs e revolucione a gestão de documentos de colaboradores em sua empresa ou escritório de contabilidade
Conheça o CIM DOCS
Todo empresário sabe que os custos e encargos com colaboradores é bastante expressivo, não é mesmo?
Mas, e se eu te disser que parte desses custos pode ser minimizado?
Tempo de locomoção dos assistentes ou motoboys, tinta para impressões, papel, pastas, ficheiros, visitas frustradas por não encontrar o colaborador para assinar holerites e outros documentos, etc.
Sim, toda essa economia e praticidade são possíveis com a nova ferramenta da GVM Sistemas, o CIM Docs.
Com uma tela simples e intuitiva cada funcionário terá seu login e senha e, com isso, terá acesso apenas aos documentos que lhes dizem respeito podendo assiná-los digitalmente, salvá-los em seu computador, imprimi-los, etc.
O que é ERP? Enterprise Resource Planning
ERP é um sistema integrado que ajuda você, empresário, a planejar e gerenciar de forma eficaz os recursos da sua empresa. ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning que, em uma tradução livre, significa Planejamento dos Recursos da Empresa.
Como já disse Deming, “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”.
Um sistema de gestão integrado facilita a vida do empresário que se preocupa não apenas com a organização e o crescimento da sua empresa, mas também sua sua saúde comercial e financeira.
Fale com a GVM Sistemas agora mesmo, nós podemos ajudar você nessa missão.
https://www.gvmsistemas.com.br/cim/
Vídeo WEB PEDIDOS – Como aumentar sua margem de lucro nas vendas online B2B
Aumentar o lucro da própria empresa é o sonho, o desejo e a meta de todo empresário bem sucedido. E eu te digo uma coisa, com o WEB PEDIDOS da GVM Sistemas é totalmente possível! Assista o vídeo até o final e entenda como.
WEB PEDIDOS – Como aumentar sua margem de lucro nas vendas online B2B
Aumentar o lucro da própria empresa é o sonho, o desejo e a meta de todo empresário bem sucedido. E eu te digo uma coisa, com o WEB PEDIDOS da GVM Sistemas é totalmente possível! Continue lendo e entenda como.
Sabemos que, para aumentar o lucro, não necessariamente precisamos elevar nosso preço de venda. Dá para para melhorar o markup dos produtos ou serviços apenas ajustando um pouco as estratégias dos canais de vendas e, claro, usando a ferramenta certa para isso.
Imagine o seguinte cenário em sua empresa…
O que é ERP?
ERP é um sistema integrado que ajuda você, empresário, a planejar e gerenciar de forma eficaz os recursos da sua empresa. ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning que, em uma tradução livre, significa Planejamento dos Recursos da Empresa.