• (14) 2104-7800
  • (14) 99681-1300

> Blog

> Por que automatizar é importante para a sua empresa crescer?

A gestão e a operação de uma empresa dependem muito da maneira como você otimiza os processos. Dessa forma, quanto maior o nível de automatização, maior será a profissionalização da empresa e, assim, também aumentam o faturamento e as margens de lucro.

Isso se deve, basicamente, por dois motivos: primeiro porque processos automatizados ajudam a criar produtos ou serviços melhores. A segunda razão se deve ao fato de que softwares ajudando nos processos, o número de envolvidos diminui, logo os custos e impostos também.

Infelizmente, muitas empresas demoram para perceber as vantagens da automatização no seu dia-a-dia. Principalmente aqueles negócios fundados por aqueles que acreditam que precisam ser o centro da gestão, que evitam delegar tarefas ou confiar em softwares.

Melhorias em funções primárias

Administração, comunicação, logística, financeira e outras áreas são muito impactadas quando a empresa envolve softwares de controle e automatização dos processos. Além da gestão ficar dinâmica e ágil, os erros envolvendo falha humana praticamente desaparecem. Empresas que trabalham, por exemplo, com muitos fornecedores ou que necessitem distribuir seus produtos aos clientes podem utilizar sistemas de ERP e leitores de código de barra para manter os produtos rastreáveis no estoque. Assim, não dependem da verificação manualmente.

Além disso, é possível tirar proveito de softwares de automatização nas áreas de gestão do negócio, principalmente a parte financeira na qual ainda há muitas empresas que recorrem a planilhas ou cadernos de anotações para fluxo de caixa e estoque.

Melhore seu rendimento

Automatizar processos é fundamental não apenas por facilitar a administração da empresa e reduzir os erros, mas porque acaba criando um diferencial competitivo quando os softwares são bem utilizados. Muitos empresários ainda perdem tempo tentando cuidar de várias áreas ao mesmo tempo, muitas vezes tendo que lidar com excesso de informações vindas de planilhas, anotações, e-mails, etc.

Um software pode capturar as informações, ordená-las através de algoritmos e apresentar em forma de gráfico ou linha do tempo. Essa nova disposição irá facilitar o empresário no momento de tomar decisões críticas, como reposição de estoque ou até aumento do time. Esse exemplo deixa claro como é essencial a automatização dos processos para empresas que pretendem crescer rapidamente.

Software personalizado para o seu negócio

Aliar softwares de automatização com uma equipe que saiba trabalhar com eles, atingindo os melhores resultados, certamente trará mais eficiência para a empresa em qualquer área que ela esteja atuando. É claro que um resultado assim só virá se o software escolhido conseguir compreender as demandas do negócio, capturar os dados corretos e tratá-los de forma a fornecer uma saída que possa servir como argumento às decisões.

A escolha da empresa que fará o software deve ser baseada em um profundo projeto sobre os processos dela, dos seus produtos e serviços. Antes de tudo, é fundamental mapear exatamente quais serão as áreas mais afetadas com a nova ferramenta. Sem essas informações um software de automatização pode vir a ser apenas mais um passo burocrático dentro da companhia, sem entregar valor ou lucro.

Alguma dúvida sobre ERP? Entre em contato conosco ou confira os demais arquivos do nosso blog e clique aqui no link e se cadastre para receber mais materiais sobre ERP e sobre o CIM, o sistema de gestão empresarial da GVM Sistemas.

Até a próxima!

Voltar ao topo